Empodere uma garota

Eu tenho dezessete anos. Até pouco tempo atrás não sabia o que era feminismo, mas sempre senti na pele as consequências das diferenças entre gêneros. Eu sempre fui ensinada a pensar que "garota tem que se dar ao respeito" e que ser menina "fácil" era a pior coisa que alguém podia ser. Eu estava no caminho certo, achando muitas dessas coisas erradas, mas nunca teria chegado aos conceitos do feminismo sozinha, se alguém não tivesse me apresentado essa ideia. Hoje, apesar de ainda ter diversas dúvidas sobre diversos temas, eu sou uma garota diferente. Eu entendo sobre meus limites, sobre meu corpo, minhas vontades, entendo sobre a opressão muitas vezes mascarada de "cultura" que sofremos. Eu aprendi a pensar com minha própria cabeça. 
O que peço a vocês, mulheres feministas que chegarem a ler isto, é que sempre que tenham a chance, empoderem uma garota como eu. Dêem a ela a chance de pensar com sua própria cabeça, entender sobre as desigualdades que sofremos por termos nascido mulheres, que expliquem a ela que para ser livre, ela não precisa seguir os padrões que a impõem. Eu vejo muitas garotas da minha idade que têm essa consciência presa dentro de si, é visível, mas não são capazes de se libertarem das correntes que essa cultura machista impõe. Peço que vocês as ajudem, quando tiverem a chance, a desde novas terem plena visão do mundo em que vivemos. Por favor. 
Peço isso porque eu era como elas. Eu ria de piadas machistas na maior inocência. Eu acreditava que usar roupas curtas era vulgar e feio e eu julgava as garotas que o faziam. Eu acreditava que para ser feliz precisava arranjar um namorado, fazer ele feliz e assim ser considerada uma "garota decente". Não penso mais assim, e me dói ver todas as garotas da minha idade que têm potencial para ser tão melhor que isso presas a esse padrão ridículo. Por isso estou pedindo. EMPODEREM UMA GAROTA. E assim todas nós estaremos fazendo a diferença.

Laís S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário