Questão de gênero

Desde alguns meses, quando descobri o real significado da palavra feminismo e levei ele para minha vida, há uma afirmação que muitas pessoas falam que simplesmente me tira do sério.

Quando uma pessoa fala a frase "mulher tem que se dar o respeito", existe uma especificação de gênero na sentença. E é aí que eu pergunto: por quê?

Por que uma mulher deve dar-se o respeito, e um homem não? Por que uma mulher deve ser julgada pelas roupas que decide usar ou pelo estilo de vida que decide ter? Por que uma mulher é tão subjugada por seus atos, quando muitas vezes eles são apenas reflexos dos atos masculinos? Por que quando uma mulher age de maneira semelhante a um homem, ela é julgada enquanto ele é vangloriado?

Por quê?

A sentença "mulher deve se dar o respeito" é afirmada por quase todo mundo, tanto homens quanto mulheres, que acreditam veemente - e cegamente - que essa é uma verdade simples e pura. Mas não é. Trata-se, realmente, de uma enorme e machista injustiça.

Mas tudo bem. Se você que está lendo é uma mulher e não está entendendo, eu digo que está tudo bem. Não é sua culpa. É culpa da sociedade em que você nasceu e cresceu, que a gerações faz a mesma afirmação, sem perceber que não se trata de uma verdade. Não é sua culpa que o machismo da sociedade esteja tão impregnado na sua cabeça, que pareça tão natural para você a ponto de tornar praticamente impossível que você dê razão a palavras como as minhas, que tenha a capacidade de acreditar que existe uma verdade por trás do que você foi ensinado a acreditar.

E sabe qual é a real verdade?

O ser humano deve se dar o respeito.

Viu só? Sem especificação de gênero. Eu acabei de generalizar algo que apontava para apenas uma massa de pessoas. Isso se chama igualdade.

Hoje estava em uma sala de aula lotada de gente que usou e abusou da frase superespecificada mencionada acima. E por quê? Porque uma menina passou por todos nós com um calção curtinho.

Gente, eu me senti tão incomodada como se fosse a própria garota do shortinho.

Beleza, era um lugar inadequado, assim como seria usar um calção curtinho no serviço. Com isso, eu concordo. Mas, gente do meu Brasil, mulheres têm tanta capacidade de reconhecer situações inadequadas quanto homens. Homens também podem ser inadequados. Então, em uma situação dessas não venha me dizer que "mulher deve se dar o respeito" quando todo mundo, todo mundo!!!! deve se dar o respeito, seja em questão de roupa ou de comportamento em lugar inadequado.

Aí, no meio dessa sala de aula lotada, como não podia faltar, veio aquela espertinha que saiu com a resposta de "mulher não poderia sair assim na rua. Vocês acham que os homens não falam? Acham que eles não ficam olhando, que eles não vão assediar?"

Santa ignorância.

Minha cara amiga, caso você não tenha acessado o Facebook durante todo o mês de dezembro de 2014, vou te contar o que nossa querida cantora Pitty disse em rede nacional: "homem não tem que falar nada! Ele não tem é que falar nada!!" 

E a Pitty nunca esteve tão certa desde que cantou que "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".

Então, por favor, antes de abrir a boca sobre questões tão "triviais" sobre o que uma mulher deve ou não fazer, lembre-se da recém adquirida nova palavra do vocabulário português: especificação.

Cuidado quando vai especificar um gênero. Você pode estar pensando que está certo, assim como quando fala que os coitados dos homens são "todos iguais". Até agora, nenhum nos provou o contrário, mas vamos tentar manter a esperança. E. Não. Especificar.

Tentem tomar isso como um conselho de amiga.

Beijinhos,
                                             
                                                                                                                   Laís S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário